Cirurgias mamárias

Aumentando as mamas

Mamoplastia de aumento, prótese de silicone, prótese mamária são os nomes da cirurgia plástica que visa aumentar o tamanho das mamas, corrigir assimetrias ou, associada à Mastopexia, ainda pode ajudar a diminuir a flacidez dos seios pequenos.

COMO É FEITA A CIRURGIA

O mais comum é utilizarmos as próteses de silicone para proporcionar o aumento das mamas, mas também é possível fazermos a enxertia, que é quando retiramos a gordura localizada de  alguma parte do corpo e enxertamos nas mamas.

1- A escolha adequada das próteses é essencial!

Há diversos formatos e tamanhos de próteses, formadas por substâncias diferentes (gel, silicone, salinas), com projeções diversas (alta, média e baixa) e, avaliando o biotipo da paciente, a elasticidade e consistência da sua pele, juntas, cirurgiã e paciente, definimos o mais adequado, incluindo também as expectativas de cada pessoa.

Ressalto, porém, que o tamanho do implante de silicone não depende apenas o desejo da paciente, mas também das suas características anatômicas, uma vez que estas influenciam no resultado final.

2- Incisão

A incisão pode ser periareolar (na aréola), transaxilar (pelas axilas) e inframamária (abaixo dos seios). Avaliando fatores como: tipo de prótese, volume desejado e particularidades anatômicas, o cirurgião plástico opta por uma modalidade de incisão.

A opção por determinada incisão depende do tipo de implante, do volume desejado, das particularidades anatômicas e da preferência do cirurgião.

3- Colocação da prótese

A inserção do implante de silicone pode ser realizada:

  • Sob o músculo peitoral (colocação submuscular);
  • Atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária/subglandular).

Lembrando que a forma de inserir a prótese também é definida após avaliação de biotipo, volume a ser colocado, elasticidade da pele, entre outros fatores que podem impactar no resultado.

Vale ressaltar que, um dia após a cirurgia, a pessoa já consegue levantar os braços e se movimentar normalmente.

Reduzindo as mamas

A Mamoplastia redutora é a cirurgia plástica para diminuição do volume mamário tanto para fins estéticos como para melhorar a saúde e a autoestima das mulheres que têm problemas físicos ou emocionais decorrentes dos seios grandes, como dores nas costas, nos ombros, no pescoço…

QUEM PODE FAZER

Mulheres que estejam descontentes e/ ou com problemas físicos e emocionais por causa do excesso de volume mamário (e que estejam em condições ideais de saúde para serem submetidas à cirurgia, obviamente).

Jovens, menores de 18 anos, podem se submeter à cirurgia, desde que os responsáveis autorizem, e em casos específicos, em que há um grande aumento mamário, assimetrias, comprometendo a paciente psicossocialmente.

COMO É FEITA A CIRURGIA

Na consulta pré-operatória, alinhamos expectativas com possibilidades reais de resultados que podem ser obtidos com o procedimento, além de solicitarmos exames clínicos para verificar a condição de saúde da paciente e se ela está apta a passar pela cirurgia.

É um momento fundamental de troca de informações e esclarecimentos, pois, como em qualquer cirurgia, podem surgir hematomas, seromas, infecções, necrose de pele e de aréola, entre outras complicações, portanto, a execução adequada do procedimento e os devidos cuidados no pré e pós-operatório minimizam as chance de problemas futuros.

A mamoplastia redutora dura, em média, de 2 a 3 horas, dependendo do tamanho das mamas, e requer, geralmente, 12 horas de internação.

  • A anestesia utilizada no procedimento é a geral;
  • A incisão pode ser feita em formato de “T” invertido, areolar ou em “L”, dependendo do tamanho e grau de flacidez de cada mama.
  • Na mamoplastia redutora, retiramos o excesso de gordura e de pele, de tecido glandular e, se necessário, pode incluir ainda a redução da aréola e o enxerto de aré
  • O tecido mamário é reduzido, levantado e modelado, a fim de termos um resultado mais natural e simétrico.

Levantando as mamas

A Mastopexia é a cirurgia plástica que visa diminuir a flacidez e a queda das mamas, independente de seu volume. Podendo ser associada ou não à colocação de prótese de silicone.

Ela pode ter uma incisão em formato de “T”, em “L”, “”ou periareolar, tudo depende do tamanho e do grau de flacidez de cada mama.

Algumas pessoas têm receio de ficar com cicatrizes muito visíveis após a mastopexia. Por que elas acontecem?

Há quem tenha uma tendência maior à cicatrização hipertrófica ou ao queloide. Porém, há como prevenir o surgimento de cicatrizes desse tipo e, caso aconteçam, há tratamentos. Estas informações, entre outras, são todas conversadas nas consultas pré-operatórias e estarão disponíveis também no meu blog, dê uma olhada.

COMO É FEITA A CIRURGIA

Tendo os exames clínicos prontos e nenhuma contraindicação, a cirurgia é marcada.

Ela dura entre duas ou três horas e pode ser realizada sob anestesia local com sedação, anestesia geral ou peridural.

Em geral, a paciente que passa pela mastopexia permanece internada por cerca de 12 horas.

Após a redução mamária e a Mastopexia, as pacientes devem evitar carregar peso durante cerca de 2 semanas, permanecendo com os braços mais abaixados, a fim de terem uma melhor recuperação e também resultado.

 E, como os detalhes importam por aqui… Saiba:  

Ao sair da cirurgia, você vai reparar que o bico das suas mamas estará apontado para baixo. Não estranhe!

O corpo pode levar até 8 meses para reacomodar, ficar no formato e volume pretendidos. E, naturalmente, depois da cirurgia, as mamas vão sofrer o que chamamos de báscula, que é um movimento giratório para cima. Por essa razão, considerando a anatomia, elasticidade da pele, particularidades de cada mulher, e essa báscula, direcionamos o bico para baixo. Assim, quando a mama for desinchando e normalizando, estará na direção ideal.

Para saber mais sobre estas e outras cirurgias plásticas de mamas como a ginecomastia e o explante de prótese, por exemplo, acesse o blog pois trarei sempre informações pra você!

Cuidando de você em detalhes

Localização

Rua Nestor de Barros, 116

Cj. 174/175 – Jd. Anália Franco

Contato

© Copyright 2023 Dra. Ywlh Fuentes – Todos os direitos reservados